FESTIVAL MUSIQUES MÉTISSE HOMENAGEIA O SAMBISTA RIACHÃO


Festival Musiques Métisses 2011 homenageia Riachão

Por Weslei Gomes

 O cantor e compositor Riachão será o homenageado do Festival Musiques Métisses 2011. Em novembro o sambista comemora seus 90 anos, mesmo mês em que acontece o festival no Forte do Barbalho, em Salvador (Bahia). A abertura dos dois dias ficará por conta do homenageado. A programação do Festival também inclui espaço para artes plásticas e cinema, ligados à diáspora africana. Além de Riachão, o camaronês Blick Bassy (que cantou com Lenine, Margareth Menezes, Saulo Fernandes e Jauperi no carnaval desse ano), também fará show no evento.
Riachão ganha homenagem de destaque durante o Festival Musiques Métisses 2011
Foto: Divulgação
O Festival Musiques Métisses foi criado em Angoulême (França), em 1976. A primeira edição no Brasil ocorreu em 2009, e contou com as participações de: Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Orkestra Rumpilezz, Mariela Santiago, Mounira Mitchala e Didier Awadi. Esse ano o festival vai comemorar o mês da consciência negra.

 Richão é um dos sambistas baianos mais respeitados, tem músicas gravadas por artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Jackson do Pandeiro, Cássia Eller, Lampirônicos e Dona Ivone Lara. Entre as composições mais conhecidas, estão Cada macaco no seu galho (gravada por Caetano e Gil, no álbum Tropicália 2, de 1993. Pelo Lampirônicos no álbum Toda prece, de 2004) e Vá morar com o diabo (gravada por Cássia Eller, no álbum Acústico MTV, de 2001).

Arquivo

Mostrar mais