Explosão gastronômica de raiz vai agitar o 4º Festival Sabores de Itacaré

GASTRONOMIA EM ALTA!
Um, dois, três... Faltam apenas 11 dias para começar!

@Marcello Fontes /marcelo.gfontes@gmail.com
Sobremesa Açai na coroa de chocolate 
Viajar e comer bem. Duas coisas prazerosas para quem escolhe destinos completos e únicos como Itacaré, no Sul da Bahia. Cercado por mata atlântica viva e oceano, garantindo dias de sol e de praia, este pedaço cobiçado – que só cresce – da Costa do Cacau, além de respirar o turismo rural e étnico, aquece as caçarolas, em ritmo acelerado, se destacando pelo turismo gastronômico. Sob a chancela da gastronomia de raiz, tema do 4º Festival Sabores de Itacaré 2017, evento que vai aguçar diversos tipos de paladares, a partir da culinária regional, enraizada na agricultura familiar, que acontece de 13 a 23 de julho, agitando o circuito de bares e restaurantes, com receitas e pratos exclusivos, criados por chefs locais e convidados. 

Chef Marly Katarina do Café com Cacau
Foto: Elton Andrade
Natural de Itacaré e com muitas histórias para contar, a empresária e chef Marly Katarina, veterana do festival, desde o seu início, e à frente do Café com Cacau – que produz mais de 20 itens com cacau orgânico -, tem a jornalista Ana Paula Padrão, como cliente e consumidora nata de suas trufas. Para esta edição, a chef aposta em uma sobremesa diferente e que os amantes da fruta açaí vão adorar. É o Açaí na coroa de chocolate. “Eu pensei muito em como criar um açaí que pudesse estar em uma tigela, e que esta tigela fosse comestível, assim como o açaí”, revela Katarina, que batizou a tigela como coroa de chocolate. A sobremesa possui chocolate 80% com nibs e adoçado com o próprio mel do cacau.

Aldeia Tropical da chef Lindiane Oliveira
Foto: Elton Andrade
Também filha de Itacaré, a chef Lindiane Oliveira, que já passou pelo Eco Resort, divide seu expediente como chef de cozinha do ótimo Casarão Amarelo, onde começou sua vida profissional e no restaurante Estrela do Mar do afamado Hotel Aldeia do Mar. Para esta edição do Festival Sabores de Itacaré, visitantes e turistas poderão saborear o Aldeia Tropical, apresentado em camarão ao curry, mel, leite de coco e algumas doses de creme de leite. “Um prato picante e harmônico, e ao mesmo tempo, essa combinação do camarão com as bananas empanadas no coco ralado, o arroz de coco queimada, é um dos pratos mais requintados e gostosos que já fiz e provei”, arrisca a chef. 

Aurelien Roche do Txai
Foto: Divulgação

Robalo dos companheiros / Foto: Elton Andrade
O chef executivo do Txai Resort, o francês Aurelien Roche, que estudou na Escola Culinária de Nice, com passagens pelos restaurantes internacionais Le Castellaras, Sketch e La Tante Claire, participa pela segunda vez do evento. Robalo dos Companheiros é o nome de seu prato, que chega à mesa do restaurante do resort com purê de banana da terra, vinagrete de tomate, dendê e gengibre e chips de quiabo, com insumos tipicamente locais. “Trabalhamos no hotel diretamente com nosso Instituto dos Companheiros do Txai (ICT), favorecendo o sustento de 23 famílias, comprando toda a produção deles”, destaca o francês, que assina o prato em homenagem aos “companheiros”.

Fit Show Show, criação do chef Paulo Pinto
Foto: Elton Andrade
Já o jovem chef gaúcho Paulo Pinto, 38 anos, de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, que chegou até a desfilar e trabalhar como modelo na adolescência, rendeu-se ao universo gourmet e não para mais em busca de novidades. E, para fazer jus à altura da deliciosa e famosa sorveteria Show de Bola, da empresária Liane Reis, a criação do chef é perfeita para a turma que se liga na onda saudável quando o assunto é a alimentação. A sobremesa? Fit Show. “A iguaria é uma composição de uma salada de frutas que leva manga, abacaxi e manjericão, com sorvete de iogurte com granola e outros com tapioca flocada”, adianta Pinto. Dá para imaginar uma salada de fruta bastante saborosa e exótica. 

Outros dois drinks que valem a pena experimentar durante o festival são o Caipilé da Cabana Corais e Jeribuaçu da Engenhoca Drinks Truck. O circuito gastronômico envolve mais de 30 estabelecimentos com assinaturas exclusivas para a farra da culinária da região, com pratos em cartaz e preços promocionais, que variam de R$7 a R$55, divididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink.

Lisiane Arouca e Fabrício Lemos: Cozinha Show
Foto: Divulgação

Como chegar  >> Quem optar chegar de avião, desembarcará no aeroporto de Ilhéus e escolher quatro opções para o destino. Alugar um carro, pegar um táxi, reservar um translado ou pegar um ônibus na rodoviária de Ilhéus estão entre as alternativas. Partindo da capital baiana, vale atravessar de Ferry Boat até Bom Despacho, e de lá, seguir viagem pela BA-001 até Itacaré, ou começar a trip pela BR-324, passando pela BR-101 até o entroncamento para Valença e seguir pela BA-001 até Itacaré. 

Cozinha Show - Uma das atrações do festival, a Cozinha Show promete verdadeiros espetáculos de gastronomia, com a participação de chefs de cozinha, que ensinarão e prepararão receitas, além de interagir com a plateia. De 13 a 16 de julho, o espaço, armado na Orla de Itacaré, tem tudo para ser bastante visitado e procurado. 


13/7, quinta-feira18h30 (Chef Marcos Oliveira, conhecido como Meia Noite, natural de Itacaré e que atualmente comanda o Restaurante Capim Santo, em São Paulo); 19h30 (Chef Cristiano Ribeiro/SENAC Salvador); 20h30 (Chef Fabrício Lemos) e 21h30 (Chef Lisiane Arouca), ambos do Restaurante Origem, em Salvador. 

14/7, sexta-feira17h30 (Chef Marly Katarina); 18h30 (Chef Paulo Pinto); 19h30 (Chef Rafael Zacarias do Bravo Burguer, em Salvador); 20h30 (Chef Júnior França) e 21h30 (Chef Leo Roccon, apresentador do programa “Chefs em Ação”, do Canal Sony).

15/7, sábado17h30 (Chef Paulo Pinto/Cozinha Kids para os baixinhos); 18h30 (Chef Aurelien Roche; 19h30 (Chef Caco Marinho do DOC Casual, em Salvador); 20h30 (Chef Clécio) e 21h30 (Chef Ricardo Brito do Restaurante Al Mare, em Salvador).

16/7, domingo17h30 (Chef Turco); 19h (Chef Jô); 20h (Chef Leleco) e 21h (Chef Marly Katarina)

Itacaré / Foto: Itacaré.com-Divulgação


Mais detalhes da programação cultural do evento podem ser acompanhadas através da fanpage facebook/saboresdeitacare. O Festival Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré e Secretaria do Turismo, com patrocínio da Bahiatursa do Governo do Estado da Bahia. Na ala dos apoiadores estão FBHA, SPHA, CDL Itacaré, Sebrae, Senac, Ertour, Fertur, Viva Itacaré. A assessoria de imprensa e comunicação é a agência LK, pilotada pela dupla Victor Lacerda e Karlo Dias. 

Arquivo

Mostrar mais